domingo, 22 de maio de 2011

Reunião de Professores


Neste sábado (21/05/2011) o primeiro encontro bimestral de docentes da Unidade Escolar Florisa Silva. O objetivo deste encontro é possibilitrar a reflexão quanto aos avanços e obstáculos que a escola enfrentou nos ultimos dois meses e, além de buscar soluções, também traçar novas metas de trabalho para evitar retrocessos em temas em que a escola apresenta avanços.

Não é novidade que essas reuniões não reunam a maioria dos professores, as alegações variam, mas a verdade é que falta de compromisso por parte de certos profissionais reflete a situação de descredito na qual se encontra a educação dso Estado e do país, mas como diz o ditado "para que o mal triunfe, basta que os bons fiquem de braços cruzados". Podemos até não ser a maioria, mas somos aquelas gotinhas de água no meio do oceano que, como disse Madre Teresa de Calcutá: sem essas gotas o mar seria menor.


As pautas da reunião foram:

  • Pontos positivos e negativos verificados nos dois meses de aula;
  • Planos de Ensino;
  • Observação dos diários de classe
  • Resultados do teste de auto avaliação aplicado aos alunos;
  • Avaliação & Estudos de recuperação


Destes, dois mereceram destaque, pelo fato de que estão presentes em todas as reuniões de professores e, embora a discussão sobre os mesmos possam se prolongar por horas, dias, o resultado é sempre o mesmo: professores dizem não entender ou não saber aplicar, avaliação qualitativa e a recuperação paralelas.


Mais uma vez destaca-se que o tempo para discutir-se as pautas mostrou-se insuficiente, pois alguns temas tomaram quase que toda a reunião. Na apresentação dos pontos negativos relacionados ao ensino aprendizagem o carro chefe foi a indisciplina em sala de aula, entre os pontos positivos destacou-se o trabalho do núcleo gestor da escola, o qual, segundo opinião de professores presentes, desenvolve não apenas uma gestão democrática, mas sim uma gestão humana!
As soluções propostas para o problema de indisciplina dos alunos, a principio,  foram a realização de uma reunião com os mesmos, para expor a estes o que determina o Regimento Escolar e a Proposta Político Pedagógica. e em segundo plano reforçar junto a eles a importância da avaliação qualitativa não apenas como parte da nota mensal, mas também no que diz respeito as reuniões do conselho de classe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário