terça-feira, 22 de março de 2011

Criatividade Natalina




Todos os anos a decoração de natal da escola fica ao encargo da turma do 2º ano, do período da manhã. A ornamentação das salas de aula, bem como do pátio da escola vale metade da nota da disciplina de Arte, mas não se engane se pensam que é simplesmente comprar luzinhas de natal e festão, bolinhas e uma árvore e pronto: 10 nota 10; pois não é bem assim.
A primeira exigência é que deve-se utilizar o mínimo de recurso financeiro para a confecção da decoração, em outras palavras, o que vale a a criatividade, a inventividade e a inovação. Então, antes de qualquer coisa os alunos fazem pesquisas sobre o uso de materiais recicláveis para a confecção de tudo o que vai ser usado. Pesquisa feita e decidido o material é hora de por a mão na massa, ou na palha, ou na lata, nas garrafas, no arame ou seja lá qual for a materia prima da concepção da obra escolhida. E quem pensa que controle rígido sobre todo o trabalho dos alunos é o que garante a qualidade se engana novamente. Quanto mais liberdade eles têm para pesquisar, para discutirem coletivamente e decidirem por aquilo que mais gostaram é que percebemos que a imaginação dos mesmos não tem limite e que pequenos gênios se escondem por trás de alunos que na maioria das vezes vemos presentes passivamente dentro de nossas salas de aula.
Essa atividade já revelou alunos muito criativos e surpreendeu a direção da escola:
Veja alguns exemplos de árvores de natal:







Alem da utilização dos elementos comuns referentes ao natal, toda a decoração da escola, em dezembro de 2009, teve inspiração na palmeira do buriti, fruto típico da cultura piauiense. A arvore foi confeccionada com a palha e o talo da planta e fruto decorava o pátio da escola








Ano passado (2010), a motivação veio da idéia de reciclagem de garrafas peti. Utilizando uma estrutura de arame os alunos recortaram várias garrafas em formato de flor e o resultado final foi este que você pode ver ao lado. É bom reforçar que, em nenhum destes trabalhos o professor interferiu com suas opiniões, idéias, etc. todo o trabalho esteve sempre sob o julgamento dos próprios alunos.




Na imagem abaixo as modelos que aparecem posaram fazendo uma homenagem às antigas fotos de albuns de família, com a mais que tradicional mão na cintura e o sorriso de quem comprou uma dentadura maior que a boca. Não é por acaso que eu amo essa galerinha!
Jocilmara, Eliane e Samuel (ôh fome!!)


Um comentário: